Manual de Garantia e Manutenção
O seu produto está coberto com a garantia da Way Design, por um ano a contar do recebimento das mercadorias, contra qualquer defeito causado no processo de fabricação.
1. O que não está coberto pela nossa garantia?
Defeitos causados acidentalmente, apontados pelo cliente após a data do recebimento do produto.
Deformação, quebras ou danos de qualquer natureza, provocados por uso inadequado do produto, como: riscos, estofamentos, lascas, quebras de componentes exposição direta ou indireta sob o sol ou intempéries, uso de produtos de conservação inadequados ou ainda, defeitos causados por golpes extremos, não comuns ao uso normal para qual o produto foi concebido.
2. O que não caracteriza um defeito (marcas inerentes a processos de fabricação ou herdadas pela natureza)?
Pintura sobre alumínio, fibra ou madeira: Poderá apresentar pequenas anuâncias superficiais, micro-poros e micro-ríscos perceptíveis sob iluminação direta ou luz solar, salientados pelo auto brilho do polimento da pintura, quando não fosca.
Pintura eletrostática sobre aço carbono: Em se tratando de um processo de deposição de pó, aquecido a alta temperatura faz com que a película acompanhe geograficamente os pequenos riscos deixados pelo processo de lixamento não perceptíveis sob iluminação ambiental.
Pintura texturizada sobre aço carbono fundido: Tem uma característica especial de corrugamento para camuflar as irregularidades superficiais, próprias de processo da fundição, sendo imperceptíveis sob luz ambiental.
Aço inoxidável polido: Poderá apresentar leves ondulações, micro-poros e micro-riscos, originados do processo de fabricação da matéria-prima na siderúrgica, poderá ocorrer também, anuâncias no brilho por parte do processo do polimento.
Alumínio polido: Poderá apresentar leves ondulações, micro-poros e micro-riscos , originados do processo de fundição e anuâncias no brilho por parte do processo do polimento.
Cristal transparente: São características do processo de laminação micro-bolhas na parte interna dos cristais e pequenos riscos leves (”fio de cabelo”) em sua superfície. Podem ocorrer também, leves variações no polimento da borda por parte de processo de fabricação do tampo.
Cristal pintado por baixo: Poderá apresentar micro-poros perceptíveis contra luz e possíveis variações leves, na tonalidade da cor de uma peça para outra.
Fórmica ( Laminado melamínio): Eventualmente nas cores claras, poderá apresentar micro-pontos escuros e leves riscos, próprios de processo de fabricação, perceptíveis sob luz forte. Nas cores escuras além de leves riscos, poderá haver leve turvamento variável na textura natural do processo de laminação.
Madeira: Por se tratar de produto natural, que independe da mão humana, são admissíveis variações de veios, poros e tonalidade na mesma superfície ou de uma peça para outra, independentemente do acabamento final: natural, encerado ou tingido.
Mármore,Granito e Travertino: Sendo produtos da natureza, incontroláveis pelo homem, são passíveis das mais variáveis quantidades de veios, cristais e tonalidades na mesma superfície ou de uma peça para outra. Eventualmente podem ocorrer também a presença de micro-fissuras, micro-poros e variações no brilho. Todas estas características naturais levam estes materias a serem ímpar, impossibilitando a existência de duas peças similares tiradas da mesma placa. São inevitáveis no processo de marmoraria, pequenas variações dimencionais e de usinagem de acabamento das bordas.
Couro Natural: Fazem parte das características naturais deste material, a existência de marcas de veios, fissuras superficias, leves enrugamentos, variação na textura, cicatrizes de carrapatos, arranhões de cerca, estrias de parto e marca de fogo, originados pela natureza e pelo ambiente em que o animal viveu. Apresenta também, pelo processo de industrialização, variação de tonalidade de cor e textura de uma pele para outra, acentuando ou não, imprevisivelmente, no processo de tapeçamento ou após o uso do móvel por tempo indeterminado.
Couro sintético: Por ser produto industrializado, obedece os parâmetros das normas de fabricação onde são toleráveis eventuais irregularidades superficiais causadas no processo de tapeçamento, pelas próprias características deste material. Sendo possível também variações de tonalidade da cor de lote para lote de fabricação.
Tecido de algodão: Podem apresentar nódulos de emenda de fios, eventualmente resíduos de sementes do algodão, irregularidades na trama e ordume pelas variações de espessuras dos fios, além das diferenças de tonalidade da cor, originados pelo processo de fabricação.
Tecido sintético: Aparentemente não apresentam irregularidades superficiais notórias mas podem haver variações de tonalidade na cor, de lote para lote e peças para peças.
Componentes móveis: Como mecanismo relax, girátorios e rodízios, podem de um para outro terem pequenas diferenças, podendo alguns serem mais ou menos macios em funcionalidades.
3. Manutenção, Conservação e Cuidados Gerais com os Móveis
Aqui estão orientações valiosas e práticas para você manter o brilho, a textura e a singularidade dos seus móveis, garantindo que eles permaneçam como novos por muito mais tempo. Descubra como pequenos gestos no dia a dia podem preservar a essência e a elegância dos seus móveis de design. Siga nossas recomendações e veja seus móveis se manterem impecáveis, contribuindo para uma casa sempre acolhedora e cheia de estilo.
Madeira pintada ou envernizada - Limpeza diária com pano branco macio e úmido + pano seco. Quando necessário usar pano branco macio + detergente neutro, diluído em água 1/100 + pano úmido + pano seco.
Madeira ebanizada - Limpeza diária com pano branco macio e seco.
Madeira encerada - Limpeza diária com pano branco macio e seco. Quando necessário usar pano + cera de carnaúba + pano seco.
Vidro e cristal - Limpeza diária com pano branco macio e seco. Quando necessário usar pano branco macio + limpa vidro ou álcool doméstico + pano seco.
Vidro pintado por baixo - Limpeza diária com pano branco macio e seco. Quando necessário usar pano branco macio + limpa vidro ou álcool doméstico + pano seco.
Mármore e Granito - Limpeza diária com pano branco macio e úmido + pano seco. Quando necessário usar pano branco macio + detergente neutro, diluído em água 1/100 + pano úmido + pano seco.
Inox e Cromado - Limpeza diária com pano branco macio e seco. Quando necessário usar pano branco macio + limpa inox ou álcool doméstico + pano seco.
Ferro pintado - Limpeza diária com pano branco macio e seco. Quando necessário usar pano branco macio + detergente neutro, diluído em água 1/100 + pano úmido + pano seco.
Tecidos - Limpeza semanal com escova de roupa + aspirador de pó.
Couro natural - Limpeza diária com pano branco macio e seco. Quando necessário usar pano branco macio + detergente neutro, diluído em água 1/100 + pano úmido + pano seco.
Couro sintético - Limpeza diária com pano branco, macio e úmido + pano seco. Quando necessário usar pano branco macio + limpa vinil + pano seco.
Laminado melamínico - Limpeza diária com pano branco, macio e úmido + pano seco. Quando necessário usar pano branco macio + detergente neutro, diluído em água 1/100 + pano úmido + pano seco.
4. Cuidados Específicos para cada Móvel
4.1. Área externa
Os produtos de área externa que tiverem madeira em sua composição, precisam de manutenção. A madeira deve ser tratada com COLISTEM de 3 em 3 meses. É um óleo que deve ser passado para hidratar e proteger a madeira.
OBS: A madeira sempre está sujeita a se modificar, ora ressecando, ora dilatando. Isto é natural da madeira, ela se transforma de acordo com a umidade externa.
Atenção: Não usar de solventes, álcool ou benzina, óleos, vernizes ou polidores de móveis, detergentes e produtos como amônia, silicone ou graxa de sapatos.
O couro crú, a base de Tanino, limpar com pano seco
4.2. Couro Natural
Evite a exposição à luz do sol, direta ou indiretamente pois pode provocar o surgimento de rachaduras, diminuindo a beleza, a resistência do couro e alterando inclusive a sua cor. Para não manchar, os líquidos derrubados devem ser removidos imediatamente, antes de serem absorvidos pelo couro. Para limpeza, utilize água e sabão neutro 1/100, aplicando com um pano umedecido e em seguida passar um pano seco, nunca molhe o couro excessivamente.
Manutenção: Para hidratar o couro e evitar o ressecamento e rachaduras, use vaselina liquida em pequena quantidade aplicada com um pano branco, limpo e macio, em movimentos circulares trimestralmente.
4.3. Mármore e Granito
Umedeça um pano branco limpo e macio em uma solução de sabão neutro (coco) ou detergente diluído em água 1/100 e passe em toda a superfície em movimentos circulares e em seguida com um pano branco e limpo, seque toda superfície rapidamente. Para obter, utilize um pano macio em movimentos circulares e em seguida com um pano branco e limpo, utilize um pano macio em movimentos circulares.
Manutenção: Diariamente deve ser passado um pano branco macio e seco em toda sua superfície em movimentos circulares.
Atenção: Nunca devem ser usados produtos com substâncias ácidas e abrasivas como água sanitária, cloro, sapólio ou qualquer tipo de solvente.
Manchas acidentais (ex: marca de copo) devem ser removidas imediatamente antes de secar, pois em poucas horas se tornam permanentes.
4.4. Vidros e Cristais transparentes ou pintados por baixo
Sujeiras superficiais: Utilizando um pano branco macio umedecido com álcool doméstico ou produtos para limpeza de vidro, passe por toda a superfície em movimentos circulares.
Manutenção: Diariamente deve ser passado um pano branco macio e seco.
Atenção: Na superfície pintada por baixo, utilizar apenas pano branco, macio e seco.
4.5. Plásticos (Policarbonatos,Acrílicos, Polipropileno, ABS Etc) e Resinas
Limpeza periódica: Lavar com água e sabão neutro utilizando pano macio, a fim de não arranhar o
material. Não utilizar produtos químicos ou abrasivos, principalmente alvejantes, acetonas, tricloretos, amoníacos, lã de metal, esponjas ásperas ou outros corrosivos de plástico, pois estes podem danificar a superfície no policarbonato, indica-se a mesma flanela usada para limpeza de óculos. Não utilizar álcool, pois além de tornar a superfície embaçada causa ressecamento e quebra da peça.
4.6. Inox, Cromado ou Alumínio
Diariamente deve ser passado um pano branco, macio e seco em toda a sua superfície para manter o brilho. Para manchas de gordura ou marcas de dedos, use antes um pano com álcool doméstico.
Manutenção: Para recuperar o brilho, use produtos apropriados para inox, cromo e alumínio, com o uso
de luvas de borracha, umedeça levemente um pano branco limpo e macio com o produto, espalhe uniformemente sobre a superfície a ser limpa e aguarde de 5 a 10 minutos, cuidado para não tocar em outras partes, retire o produto com pano branco limpo e seco para renovar o brilho.
Atenção: Nunca devem ser utilizados produtos, solventes, esponjas de aço ou similares.
4.7. Almofada de enchimento com Pena de Ganso
Utilize somente produtos usados para lavagem a seco, que são encontrados normalmente nas lavanderias. Quando molhado, procure a Assistência Técnica da Way Design se o líquido ultrapassar a capa da almofada.
Manutenção: Trimestralmente retire a capa da almofada e coloque-a ao sol, para manter seu volume uniforme. Bater com as mãos nas almofadas sempre que for feita a limpeza de ambiente onde se encontra o móvel..
4.8. Ferro pintado
Umedeça um pano branco com água e detergente neutro 1/100. Passe em toda a superfície rapidamente, em seguida retire o excesso com um pano branco limpo e macio umedecido em água. Seque rapidamente com pano limpo e macio.
Atenção: Nunca deve ser utilizado qualquer produto a base de petróleo ou químico, abrasivo, esponjas de aço ou similares.
4.9. Palha Natural
Passar pano branco, macio e úmido a cada 7 dias para hidratar, evitando o ressecamento e a queda da palha.
4.10. Madeira Ebanizada
Utilizando um pano seco, macio e limpo, passe diariamente por toda a superfície, sempre acompanhando o veio da madeira.
Atenção: Nunca devem ser utilizados soluções aquosas, pano umedecido ou lustra móveis, qualquer solvente, thinner, acetona ou produtos abrasivos como sapólio, esponjas de aço e similares.
4.11. Madeira Encerada
Limpe diariamente utilizando um pano seco, macio e limpo, passe por toda a superfície sempre acompanhando o veio da madeira.
Manutenção: Semestralmente deve ser passado um pano macio e seco com cera de carnaúba, encontrado em casas especializadas, esperar por 3 horas e em seguida retirar o excesso com movimentos que acompanhe o veio da madeira.
Atenção: Nunca devem ser utilizados soluções aquosas, pano umedecido ou lustra móveis, qualquer solvente, thinner, acetona ou produtos abrasivos como sapólio, esponjas de aço e similares.
4.12. Madeira Pintada e Envernizada
Umedeça um pano branco macio e limpo numa solução de água e detergente neutro (coco) passe rapidamente em toda a superfície com movimentos circulares e logo em seguida, com um pano branco macio e limpo umedecido em água, retire o excesso secando em seguida.
Manutenção: Diariamente deve ser passado um pano branco e macio em toda a sua superfície em movimetos circulares.
Atenção: Nunca deve ser utilizado qualquer produto à base de petróleo, químico ou abrasivo, esponjas de aço ou similares.
4.13. Tecidos
Limpe semanalmente, escove e aspire o pó. As sujeiras acidentais devem ser eliminadas rapidamente com uma esponja, pano branco e macio ou com papel absorvente.
Nos tecidos lisos recomenda-se a lavagem a seco, quando
for necessária uma limpeza mais pesada. Os tecidos estampados podem ser lavados com água (no máximo a 10o C) e sabão neutro. Todos os tecidos estão sujeitos a encolhimento de 5% em média, salvo os pré-encolhidos.
Atenção: Nunca expor diretamente ou indiretamente ao sol , pois os raios ultra-violetas atacam as fibras naturais degradando-as e alterando as cores. Não utilizar produtos alvejantes, clorados ou máquina de vapor pressurizada. Nunca esfregar com escovas ou outro
4.13. Tecidos Sintéticos
Remova qualquer substância sólida com uma colher, aplique no local uma solução de água com detergente
neutro (coco), passe um pano branco limpo e úmido até retirar todo o resíduo do detergente. Deixe secar naturalmente ou use secador de cabelo na graduação mínima. Para manchas mais difíceis de serem removidas, como graxa, use uma solução de água e álcool doméstico a 50%. Umedeça um pano branco e limpo, suavemente aplique sobre a área até limpa-lo. Utilize um pano branco e limpo retirando todo o resíduo da solução. Deixe secar como descrito acima.
Atenção: Nunca expor diretamente ou indiretamente ao sol , pois os raios ultra-violetas atacam as fibras degradando-as e alterando as cores. Não utilizar produtos alvejantes, clorados ou máquina de vapor pressurizada. Nunca esfregar com escovas ou outros
4.14. Couro Sintético
Diariamente, com um pano limpo e seco retire o pó, com o mesmo tipo de pano umedecido com “limpa vinil”, passe por toda a superfície e em seguida retire o excesso com um pano macio e seco.
Atenção: Nunca use qualquer tipo de abrasico clorado ou acetona ou ainda derivados de petróleo. Nunca expor diretamente ou indiretamente ao sol, pois os raios solares poderão alterar as cores e provocar ressecamento e deformação permanente em sua película, como rugas e bolhas. Não colocar objetos quentes sobre a superfície. Nunca lave a seco e nem ultilize silicone, vaselina, hidratante de couro ou graxa de sapatos.
4.15. Fórmica (laminados metalamínicos)
Sujeiras menos resistentes: Utilize um pano branco macio e detergente neutro dilúido em água 1/100, ou somente pano úmido.
Para desinfetar: Utilizando uma nova luva, pode ser aplicado água sanitária 1/20 em água.
Manutenção: Diariamente deve ser passado um pano branco macio em toda a sua superfície em movimentos circulares.